Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

VARIAÇÃO E PROCESSAMENTO DA FALA E DO DISCURSO: ANÁLISE E APLICAÇÕES

Área: Letras,Lingüística
Orientador: Maria Elias Soares
Autores Principais: Beatriz Passamai Pereira, Priscila Costa Barbosa
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 10:40  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.23.003
Resumo:
Este relatório apresenta os resultados obtidos pelas bolsistas Priscila Costa Barbosa e Beatriz Passamai Pereira, no período compreendido entre agosto de 2009 e julho de 2010, conforme as propostas estabelecidas no plano de trabalho do projeto %u201CVariação e Processamento da Fala e do Discurso: Análises e Aplicações - PROFALA%u201D, coordenado pela Profa. Maria Elias Soares. Apresentam-se os resultados das atividades desenvolvidas nos sub-projetos intitulados %u201CO estudo dos processos de referenciação anafórica na fala cearense%u201D e %u201CA alternância do uso de perífarse ir infinitivo e de forma sintética [-ra]~[-re] na fala cearense%u201D, cujos objetivos são, respectivamente, identificar os processos de recategorização utilizados por falantes cearenses, e estudar o uso variável de formas de futuro (perifrásticas e sintéticas) na fala cearense. Para tanto, analisa-se, sob uma perspectiva sociolinguistica, a influência das variáveis sexo, faixa etária e grau de instrução. Os resultados do subprojeto de Priscila Costa Barbosa demonstraram que as anáforas recategorizadoras apresentam-se mais frequentemente sob a forma de descrição nominal, seguidas de ocorrências de hiperonímia e de termos genéricos. Constatou-se também que as mulheres superaram os homens no uso de termos genéricos. Quanto às descrições nominais e aos hiperônimos/hipônimos, o percentual de ocorrências entre homens e mulheres é equilibrada. Quanto à faixa etária e ao grau de instrução, percebeu-se que há equilíbrio no uso dos diversos tipos de anáforas entre as três faixas, enquanto há maior discrepância entre os graus de instrução. Percebeu-se ainda que todas as formas de recategorização possuem teor argumentativo, mesmo em diferentes níveis. Quanto ao sub-projeto de Beatriz Passamai Pereira, os resultados mostraram que o uso de perífrase ir infinitivo substitui o uso de forma sintética [-ra]~[-re] em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade.