Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

AS CONFERÊNCIAS PÚBLICAS DA ESCOLA POPULAR EM FORTALEZA NO FINAL DO SÉCULO XIX.

Área: História
Orientador: Ivone Cordeiro Barbosa
Autor Principal: Alberto Rafael Ribeiro Mendes
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 11:00  Sala: 13  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.1.22.007
Resumo:
Em 1874, os intelectuais da Academia Francesa, nomes como Tristão de Alencar Araripe e Thomás Pompeu Filho, criaram um espaço destinado à instrução de “pobres e operários” de Fortaleza, um local de sociabilidades denominado Escola Popular. Através de conferências públicas, os intelectuais discutiam variados temas vigentes no final do século XIX como a “Soberania Popular” e “Liberdade Religiosa”. Nestas conferências os intelectuais expunham ideias como o positivismo, o cientificismo, o progresso. As conferências eram preparadas pelos seus respectivos defensores e depois tornavam-se públicas através da leitura na Tribuna da Escola Popular. Esta comunicação trata destas conferências enfatizando o trabalho de pesquisa, mapeamento e análise das conferências extraídas de fontes hemerográficas, em especial os jornais A Fraternidade e O Cearense, localizados no setor de microfilmagem Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Percebe-se que a imprensa foi fundamental para a divulgação das ideias presentes em Fortaleza no final do XIX e ainda para definição do lugar social do intelectual cearense. Constatamos ainda que a publicação das conferências no Jornal A Fraternidade, que possuía cunho maçônico, gerou conflitos com a Igreja Católica que também utilizou a imprensa, o Jornal Tribuna Católica, para combater as ideias consideradas perigosas.