Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

ESTUDO DE CONSTRUÇÕES NEGATIVAS EM TEXTO INFANTIL

Área: Educação
Orientador: Ana Celia Clementino Moura
Autor Principal: João Luiz Teixeira de Brito
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 17:20  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.026
Resumo:
Um estudo longitudinal acerca do uso da negação por parte de 1 (um) aluno da 2ª série do ensino fundamental do Estado do Ceará ao longo de um período de 1 ano; a pesquisa sendo realizada através de Corpus coletado e estabelecido pela Prof.ª Ana Célia Clementino Moura, orientadora do projeto. Buscamos nesse estudo entender as escolhas feitas pelo sujeito, em termos de estruturas utilizadas, analisando essas em relação ao contexto linguístico em que se encontra e à natureza da negação em si (se está em posição inicial, final, dupla, implícita, etc.), levantando possibilidades acerca das motivações dessas escolhas e as possibilidades semânticas delineadas por elas; também analisando os eventuais desvios em relação à norma ortográfica que possam ter aparecido no texto original (quando relevantes ao tema principal deste estudo), e como tudo isso poderá se encaixar num contexto de aprendizagem e aquisição da língua pertinente à faixa etária e ao grau de escolaridade do sujeito em questão. Os resultados preliminares demonstram que o sujeito, não dispondo ainda de ferramentas linguísticas satisfatórias para desenvolver o sentido pleno de seu texto, experimenta várias formas diferentes, o que nos sugere que, mesmo não dominando essas ferramentas, o sujeito detém potencial linguístico para criar diferentes possibilidades; ficando, no entanto, detido pelo seu limitado conhecimento formal. O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil