Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

CONCEPÇÕES DE LEITURA PRESENTES NAS PROVAS DE VESTIBULAR DE ESPANHOL: DECODIFICAR, COMPREENDER OU INTERPRETAR?

Área: Lingüística, Letras e Artes
Orientador: Livia Marcia Tiba Radis Baptista
Autor Principal: Kélvya Freitas Abreu
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 08:00  Sala: 14  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.08.011
Resumo:
Este trabalho integra uma parte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, intitulada: Concepções de leitura e texto subjacentes às provas de vestibular de língua estrangeira: análise,implicações e constatações;bem como a projetos vinculados ao GEPLA(CNPq-UFC). Pretende-se nessa pesquisa analisar e verificar as concepções de leitura presentes em provas de espanhol do vestibular das universidades públicas do estado do Ceará (URCA, UVA, UECE e UFC),no período de 2007 a 2010.A escolha desse recorte de tempo justifica-se tendo em vista a publicação da Lei 11.161 de 5 de agosto de 2005,que implementa de forma gradativa(prazo de cinco anos) a obrigatoriedade do ensino de língua espanhola nas escolas regulares de Ensino Médio e a publicação em 2006 das Orientações Curriculares do Ensino Médio,cuja proposta em torno da leitura,leva o indivíduo a construção de sentidos por usos heterogêneos da linguagem em práticas socioculturais contextualizadas,consoante com a perspectiva de letramento,letramento crítico e comunidades de prática(BRASIL, 2006).Orientamo-nos pela proposta de Cassany (2006),que considera três concepções de leitura:linguística(leitura das linhas),psicolinguística(leitura entrelinhas) e sociocultural(leitura por detrás das linhas. Propomos os seguintes questionamentos: Quais concepções de leituras foram encontradas no decorrer deste período?E quais conhecimentos foram priorizados nessas provas:interpretação textual,compreensão textual ou aspectos de vocabulário e gramática?Trabalhamos com a pesquisa exploratória de base interpretativista,pois interessa observar,descrever,interpretar e refletir sobre as concepções de leitura presentes nessas provas de vestibular de espanhol e que revelaram um predomínio da leitura como decodificação.Agradecemos o apoio da Funcap na execução desta pesquisa.