Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Imagem Patrimonial dos Santuários Cearenses: Avaliando Centros turístico-religiosos nas representações da Geografia Escolar.

Área: Geografia
Orientador: Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Autores Principais: Brígida Ferreira Marques, Francisco Lizandro Ponciano Gomes
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 10:20  Sala: 13  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.1.21.001
Resumo:
Este trabalho se discute a importância da imagem patrimonial dos Santuários Cearenses e sua relação que se dá no campo educacional e religioso. De quê forma esse patrimônio é visto pelos atores educacionais principalmente os professores. De um modo em geral, a pouca valorização do patrimônio religioso dos Santuários, dá-se pelo desconhecimento escolar posto o fato que a população não reivindica o tema com tratamento educativo. A imagem dos Santuários, bem como a Educação Patrimonial nas escolas projeta uma conscientização por parte do atores educacionais, principalmente os educadores em geografia, nosso principal alvo de observação e questionamentos. Essa consciência está ligada a importância da criação, valorização e da preservação dos patrimônios locais. Sendo que esse estágio somente é alcançado através de uma interação desses atores entre si com os patrimônios da região, cidade ou bairro onde vivem. Portanto visamos na presente pesquisa uma melhor compreensão das Imagens Patrimoniais através da observação e da aplicação de questionários que optamos como nosso principal foco o trabalho do professor de geografia com a Educação Patrimonial e como se dá a relação entre os mesmos e a Educação Patrimonial, mais precisamente as Imagens patrimoniais. Entendemos que essa prática patrimonial não deve partir somente do Professor Para que se possa realizar esse modelo de educação, o que é preciso segundo TESCAROLO %u201Cum projeto de formação docente terá em conta uma ação ética que se desenvolve com o julgamento crítico, o uso coletivo do conhecimento e a abertura social e cultural%u201D. E foi através da busca em analisar as exigências colocadas não somente pelo ministério da Educação, como pelo estado e município, elementos esses gestores da educação em uma totalidade. Bem como se a sua formação acadêmica lhe permite a trabalhar o referido conteúdo patrimonial, questionamentos esses levantados também no questionário sobre o conhecimento dos professores, sobre alguns patrimônios turísticos no caso dos santuários religiosos, festas religiosas cearenses, bem como também as dificuldades encontradas para realização de trabalhos pedagógicos patrimoniais não somente pela escola mais pela sociedade em geral. Essa proposta não é fácil de ser realizada.