Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Educação Ambiental Contextualizada para a Convivência solidária com o semi-árido no Ceará: uma proposta de pesquisa-intervenção educativa no Ecossistema de Ensino do Município de Irauçuba

Área: Educação
Orientador: Joao Batista de Albuquerque Figueiredo
Autores Principais: Viviane Alves de Oliveira, Priscylla Lima de Aguiar
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 10:00  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.002
Resumo:
A pesquisa-intervenção objetivou verificar e qualificar a inserção da temática ambiental, da Educação Ambiental (EA), no contexto do semi-árido de Irauçuba - CE, nos processos de ensino-aprendizagem do ecossistema de ensino. Focamos em compreender como se encontra e como qualificar a contextualização e ambientalização dos processos de ensino-aprendizagem? Os referenciais epistemo-metodológicos que fundamentam este estudo advêm da utilização da Perspectiva Eco-Relacional em sua interlocução com a EA Dialógica e os estudos acerca da Colonialidade Ambiental. As principais categorias foram contextualização e ambientalização da aprendizagem. A práxis da pesquisa ocorreu através de estudo de caráter etnográfico, narrativas eco/autobiográficas, observações e entrevistas junto ao corpo docente de três escolas do município. Realizamos, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Irauçuba e com o Instituto Cactos, um processo de qualificação docente por meio do projeto %u2018Escola e Vida no Semi-Árido%u2019. A execução se deu através de oito módulos mensais, nos quais tínhamos um estudo técnico de temas elencados pel@s professor@s e o trabalho pedagógico, que tratou da aplicabilidade deste tema nas salas de aula. Na análise dos resultados utilizamos também relatórios, filmagens e material coletado durante a qualificação docente. Os resultados indicam indícios de contextualização e ambientalização, particularmente nos discursos, nos processos de ensino, porém, não suficientes para potencializar uma convivência solidária com o semi-árido. A concepção de EA que perpassa estas práticas pedagógicas apresenta ainda uma visão naturalista e conservacionista. Verifica-se, porém, transformações gradativas. Há um avançar na direção de uma proposta crítica de ensino-aprendizagem contextualizada e ambientalizada. Parece haver uma incorporação dessa proposta educativa diferenciada, como relação dialógica que leva em conta o contexto do lugar, o saber popular e a questão ambiental.