Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Juventude e Internet: as tecituras da cultura, comunicação e aprendizagem no viver tecnológico

Área: Educação
Orientador: Celecina de Maria Veras Sales
Autores Principais: Jaiane Araujo de Oliveira, Daniele Bezerra da Silva
Co-Autores: Anny Karoliny Sena de Oliveira
01189866358
Annyksena@Yahoocombr
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 10:40  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.024
Resumo:
As tecnologias de comunicação e informação possibilitam mudanças culturais, sociais, econômicas e políticas. Essas mudanças desenvolvem uma nova sociabilidade contemporânea, criam redes sociais formada essencialmente por jovens. Nesse contexto, constata-se a contribuição das novas tecnologias no acúmulo de informações, na expansão de novos relacionamentos e na mudança nos modos de vida e nos valores dos jovens da Escola Paulo Petrola, situada na periferia urbana de Fortaleza e no Assentamento Todos os Santos no município de Canindé. Para compreender os significados, valores e expressões de jovens do campo e da cidade, a partir do acesso as novas tecnologias, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando observação, diário de campo, entrevistas e grupos focais, tanto na escola, como no assentamento. Os métodos e procedimentos aplicados na pesquisa adequaram-se aos grupos investigados, respeitando suas práticas e necessidades. Constata-se que os jovens do campo e da cidade tem suas singularidades, mas também comportamentos comuns em relação as novas tecnologias de informação e comunicação. Na escola e no assentamento estudado, observa-se que os jovens participam de redes sociais, e através dessas redes os jovens rompem fronteiras, buscam espaços de interação. Verifica-se também, que os meios de comunicação, principalmente a internet, são fundamentais para as metodologias escolares e produção de conhecimento. Observa-se que tanto os jovens rurais como os jovens urbanos demonstram que não são apenas passivos, meros consumidores da cultura de massa. Eles são agentes ativos, pois produzem formas de demonstrar culturalmente sua pluralidade. Esse comportamento se contrapõe a visão do jovem como %u201Csujeito problema%u201D.