Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO PERÍODO COLONIAL: um rastreamento de fontes sobre a experiência escolar nas Vilas de Índios na Capitania do Ceará

Área: Educação
Orientador: Francisco Ari de Andrade
Autor Principal: Francisca Karla Botão Aranha
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 08:20  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.021
Resumo:
A pesquisa foi realizada durante o período de agosto de 2009 a julho de 2010. Tomou-se como recorte temporal a segunda metade do século XVIII, quando houve a instituição das Vilas de Índio no Brasil, por meio da política do Diretório. O ponto de partida foram as seguintes questões: com a instituição do Diretório Pombalino, no século XVIII, as aldeias jesuíticas foram transformadas em Vilas de Índio. Em cada Vila de Índio era nomeado um mestre de ensino. As vilas tinham por finalidade impor um sistema de vida civil para os gentios, como critério para %u201Ccivilizá-los%u201D? Por isso a importância que o governo português atribuia à nomeação de um mestre de ensino para cada vila? A pesquisa teve por finalidade a sistematização de fontes sobre a questão da educação nas Vilas de Índio da Capitania do Ceará. Nesse sentido, os achados no seu conteúdo, trazem notificações acerca das áulas régias de ler e escrever propostas para os índios naqueles modelos de organização socia,l no território cearense. O levantamento de tais fontes foi empreendido junto ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará-APEC. O estudo aconteceu em duas etapas. Na primeira, buscou-se a localização dos volumes catalogados por datas e nomeados por uma identificação jurídica, constituindo um conjunto de fundos diversos acerca da Capitania do Ceará, no século XVIII. Na segunda fase da pesquisa, a identificação do documento via leitura. Após, a construção de um índice contendo cada fonte em ordem cronológica com uma pequena resenha identificando sua natureza no plano jurídico, político e social. Depois de feito tal levantamento, selecionou-se para transcrições as fontes relacionadas com o itinerário da instrução de primeiras letras dos índios nas Vilas cearenses, no período colonial.