Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

O negro e o debate sobre o sistema de cotas no Ceará

Área: Educação
Orientador: Bernadete de Lourdes Ramos Beserra
Autores Principais: Diego de Jesus Vieira Ferreira, Dorenildo Domingues Matos
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 15:20  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.036
Resumo:
O objetivo geral do projeto é compreender como a História e a Literatura têm construído e disseminado a cearensidade e como isto se expressa nas relações étnico-raciais atuais. As preocupações iniciais do projeto foram mantidas. Entre 2009 e 2010, na segunda etapa de vigência da bolsa, continuamos o levantamento bibliográfico sobre a temática do negro no Brasil e no Ceará, aprofundando a pesquisa sobre questões mais específicas de raça e racismo com autores de referência internacional. Com esse embasamento bibliográfico, prosseguimos com a leitura e análise de obras de referência sobre a negritude, com o objetivo de nos munirmos de um suporte teórico capaz de dar conta da problemática étnico-racial no Ceará. Em termos da pesquisa empírica, aplicamos questionários nas turmas de primeiro semestre dos cursos de Pedagogia, Computação e Engenharia de Teleinformática, além de finalizarmos a digitalização do material anteriormente coletado. Também realizamos entrevistas com pesquisadores e outras lideranças favoráveis às cotas para negros na UFC, a fim de entender como percebem e atuam sobre a questão. Quanto à análise historiográfica, traçamos um quadro das principais representações relacionadas ao negro na historiografia local, o que nos permitiu entender como a percepção do seu lugar social foi construída ao longo do tempo. Aprofundamos assim nossa compreensão sobre como a História e a Literatura criaram e disseminaram uma idéia de cearense que exclui a negritude. Do ponto de vista da produtividade acadêmica, artigos foram produzidos e encaminhados à publicação em periódicos internacionais (Latin American Perspectives) e nacionais.(Cadernos de Pesquisa) assim como apresentados em encontros locais (II Jornada Procad-Capes: Biopolítica, Escola e Resistência). Por fim, em conseqüência do aprendizado na pesquisa, um dos bolsistas se submeteu e foi aprovado na seleção do programa de pós-graduação em Educação, turma 2010-2.