Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

História e Memória da Educação: Catalogação e Preservação de Fontes sobre as Instituições Escolares do Maciço de Baturité ( Séc. XIX e XX )

Área: Educação
Orientador: Luis Tavora Furtado Ribeiro
Autores Principais: Liana Pessoa Correia Lima, José Antonio Gabriel Neto
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 14:20  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.015
Resumo:
A importância da catalogação e preservação de fontes históricas é de interesse da sociedade, pois, através delas, poderemos entender a atual situação social e educacional em que vivemos. Assim acontece com as Instituições Educacionais. Identificar, analisar e preservar fontes possibilita a compreensão da nossa realidade educacional. Nessa direção nosso projeto tem como finalidade identificar, analisar, catalogar e preservar fontes que possibilitem a compreensão de nossa realidade educacional, e com maior particularidade os processos de formação e profissionalização dos professores do Maciço de Baturité dentre suas características e peculiaridades. Com isso, pretende-se valorizar a educação regional, possibilitando o incentivo à pesquisa e a formação de pesquisadores no estado do Ceará. O projeto está inserido em uma tendência historiográfica que busca valorizar a produção, circulação e apropriação, presentes e vinculadas nas instituições escolares, assim como a compreensão do cotidiano escolar e a ação de sujeitos históricos, envolvidos no processo educativo como, diretores, professores, alunos, funcionários, famílias, autoridades civis e religiosas. Além da preservação e catalogação de fontes, a história oral é importante quando se quer reconstruir a própria História da Formação e da Profissionalização Docente no Ceará. Colher dados através de entrevistas com alguém que vivenciou a exteriência educativa, enriquece a qualidade do trabalho e nos possibilita conhecer e compreender sua trajetória de formação e profissionalização. É preciso mostrar para o corpo educativo desses Educandários a importância da preservação destes acervos e as memórias dos professores, pois é por meio deles que a história e a memória educacional de sua região é preservada, o que pode proporcionar o desenvolvimento de uma formação contextualiza e crítica. Portanto, desta maneira, serão sistematizadas as informações e os documentos, além dos relatos das entrevistas já realizadas.