Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

ISO 9000 E A GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA VICUNHA TÊXTIL DE MARACANAÚ

Área: Administração, Ciências Contábeis e Turismo
Orientador: Odilardo Viana de Avelar Junior
Autores Principais: Layla Cristina Soares de Souza, Thalita Silva Calíope
Co-Autores: Amanda Chaves Menezes
Ilze Eneida Paris da Conceição
Kamila Pitanga Siqueira
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 16:00  Sala: 02  Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo
Identificação: 2.1.01.005
Resumo:
O surpreendente crescimento econômico do Japão após a Segunda Guerra Mundial foi obtido por meio da adoção dos princípios da qualidade dentro das organizações japonesas. A competição com produtos de melhor qualidade e preços mais baixos de origem nipônica obrigaram as empresas ocidentais a mudar de paradigma e perceber que a qualidade é um item necessário a continuidade de toda e qualquer organização. Nesse contexto surgiu a International Organization for Standardization (ISO), cuja função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. O objetivo desse trabalho é conhecer o processo de implantação da certificação ISO 9000 na empresa Vicunha Têxtil S.A. fábrica de Maracanaú. Trata-se de uma pesquisa que adota o paradigma fenomenológico. A metodologia utilizada foi estudo de caso. Os métodos utilizados foram entrevista semi-estruturada e pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Percebeu-se que o foco da ISO é a padronização. Volta-se aos princípios de Taylor, onde processos padronizados era o princípio de bons resultados. O uso da padronização ocorre porque ela permite encontrar, avaliar e corrigir falhas de forma mais rápida. Dentro do processo foram localizados princípios da Burocracia de Weber e que ao invés de atrapalhar é um dos pontos fortes da certificação, permitindo um controle maior dos processos da empresa.Controle que permite a padronização. Sem padronização não existe ISO e com a ISO a qualidade é certa. Qualidade dentro do mercado competitivo é um diferencial buscado por muitos, mas só alcançado por quem fez e faz o esforço para estar nos padrões internacionais, ou seja, quem está de acordo com a ISO 9000.