Área: |
Administração, Ciências Contábeis e Turismo |
Orientador: |
Odilardo Viana de Avelar Junior |
Autores Principais: |
Layla Cristina Soares de Souza, Thalita Silva Calíope |
Co-Autores: |
Amanda Chaves Menezes |
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Ilze Eneida Paris da Conceição |
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Kamila Pitanga Siqueira |
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Apresentação: |
Oral Dia: 21 Hora: 16:00 Sala: 02 Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo |
Identificação: |
2.1.01.005 |
Resumo: |
O surpreendente crescimento econômico do Japão após a Segunda Guerra Mundial foi obtido por meio da adoção dos princípios da qualidade dentro das organizações japonesas. A competição com produtos de melhor qualidade e preços mais baixos de origem nipônica obrigaram as empresas ocidentais a mudar de paradigma e perceber que a qualidade é um item necessário a continuidade de toda e qualquer organização. Nesse contexto surgiu a International Organization for Standardization (ISO), cuja função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. O objetivo desse trabalho é conhecer o processo de implantação da certificação ISO 9000 na empresa Vicunha Têxtil S.A. fábrica de Maracanaú. Trata-se de uma pesquisa que adota o paradigma fenomenológico. A metodologia utilizada foi estudo de caso. Os métodos utilizados foram entrevista semi-estruturada e pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Percebeu-se que o foco da ISO é a padronização. Volta-se aos princípios de Taylor, onde processos padronizados era o princípio de bons resultados. O uso da padronização ocorre porque ela permite encontrar, avaliar e corrigir falhas de forma mais rápida. Dentro do processo foram localizados princípios da Burocracia de Weber e que ao invés de atrapalhar é um dos pontos fortes da certificação, permitindo um controle maior dos processos da empresa.Controle que permite a padronização. Sem padronização não existe ISO e com a ISO a qualidade é certa. Qualidade dentro do mercado competitivo é um diferencial buscado por muitos, mas só alcançado por quem fez e faz o esforço para estar nos padrões internacionais, ou seja, quem está de acordo com a ISO 9000. |