Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Área: Educação
Orientador: Silvia Elizabeth Miranda de Moraes
Autor Principal: Gabriela Lopes de Sousa
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 11:00  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.018
Resumo:
Nosso estudo visa investigar as perspectivas de inclusão da interdisciplinaridade e transversalidade nos currículos das Licenciaturas na Universidade Federal do Ceará. Analisamos: a) iniciativas e práticas de interdisciplinaridade e transversalidade nos currículos; b) concepção (ões) vigente (s) de interdisciplinaridade e transversalidade; c) entraves e possibilidades na busca de consensos em torno de temas/projetos interdisciplinares. Algumas conclusões podem ser divulgadas no atual estado da pesquisa: a) Na análise dos currículos das licenciaturas, nossa hipótese foi confirmada. Embora a inclusão da interdisciplinaridade e transversalidade tenha sido estabelecida pelas reformas curriculares que, de certa forma, são fruto de um consenso entre os grupos envolvidos, ainda há muita resistência à prática interdisciplinar porque isso implica trabalhar coletivamente, algo difícil de ser realizado no âmbito da universidade, impregnada pela lógica da produção individual; b) Quanto aos alunos das licenciaturas concluímos que, ao serem oferecidas oportunidades para o trabalho em grupo, condição sine qua non para a interdisciplinaridade, e frente ao desafio de olhar um tema sob a perspectiva de diferentes áreas, eles desenvolvem projetos criativos e de qualidade, demonstrando não só adesão como rápido amadurecimento do pensamento interdisciplinar. A bolsista de Iniciação Científica (2009-2010), por exemplo, propôs o weblog como ferramenta interdisciplinar. O weblog favorece a formação do comentário crítico e da contextualização do conhecimento, promovendo a inclusão digital significativa; c) Nesse estudo concluímos também que a interdisciplinaridade não pode se restringir a problemas para os quais a sociedade demanda soluções, e que fazem parte de uma agenda baseada exclusivamente em interesses fora do âmbito acadêmico. O pensamento interdisciplinar implica ser capaz de estabelecer conexões entre saberes assim como de ter uma perspectiva crítica dos temas abordados.