Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM SALIÊNCIAS CULTURAIS: TECNOLOGIA E MULTICULTURALISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

Área: Educação
Orientador: Jose Aires de Castro Filho
Autores Principais: Jaiane Ramos Barbosa, Cícero Jorge Rodrigues Matos
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 14:00  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.009
Resumo:
A presente pesquisa foi dividida em dois momentos. O primeiro momento composto pela apresentação de um exemplo prático de reuso de software. E o segundo momento composto pela construção de um conto interativo entre alunos Brasileiros e Franceses com apoio da tecnologia. Ambas as pesquisas foram desenvolvidas em escolas públicas da rede municipal de Fortaleza e são de caráter qualitativo. A primeira parte foi desenvolvida com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA III). Participaram da pesquisa os 24 alunos da turma escolhida, a professora de sala de aula e do LIE. O projeto ocorreu durante 1 mês e meio nos quais foram realizados 7 encontros, sendo 3 em salas de aula e 4 no LIE da escola. Como resultado foi desenvolvido um novo Objeto de Aprendizagem na área de linguagem, seguido de seu uso na mesma turma do EJA III. Já a segunda parte da pesquisa ocorreu durante três meses nos quais foram realizados 10 encontros em sala de aula para debates e construção da história (texto e ilustrações) e 4 webconferências objetivando a comunicação entre os alunos dos diferentes países envolvidos. Participaram da pesquisa 28 alunos do 4º ano do ensino fundamental, uma professora de sala de aula e uma professora do LIE. Os resultados apresentados foram coletados a partir de entrevistas, observações, gravações e demais registros recolhidos durante o desenvolvimento do projeto, os quais foram divididos nos tópicos, denominados, criação do conto interativo e aspectos culturais. Por meio das observações e resultados das pesquisas, percebemos que a atividade de reuso favoreceu a criação de um OA privilegiando os aspectos culturais da turma envolvida, bem como a construção de um conto interativo entre alunos de diferentes culturas, estimulou a valorização do multiculturalismo no ambiente escolar, levando em consideração a cultura de cada indivíduo. Assim percebemos que o uso das tecnologias digitais nos dois projetos proporcionou situações de aprendizagem.