As profundas transformações ocorridas ao longo dos últimos anos no mundo laboral tem promovido alterações na forma de conceber o trabalho. Desde a década de 1970, a desregulamentação da legislação laboral - que alcançou seu ápice no modelo de sociedade laboral vivenciado nos paises industrializados e experimentado por contingentes significativos dos paises com industrialização tardia %u2013 e a disseminação do pensamento neoliberal, tem levado a uma (re) configuração de um cenário profundamente marcado pelo desemprego e formas cada vez mais débeis de inserção laboral. Após 3 anos consecutivos de estudos e aprofundamentos teóricos foi possível estruturar um projeto que buscasse analisar os efeitos dessas transformações na vivencia dos trabalhadores. Tendo como categorias centrais a precarização e a flexibilização, o presente projeto buscou analisar a percepção dos professores substitutos acerca da realidade laboral a que estão submetidos. Durante o ano de 2007 e 2008 foi realizada, junto aos professores substitutos do Centro de Humanidades da área I da UFC, a primeira fase da pesquisa através um estudo empírico - realizado através de entrevistas semi-estruturadas, com profissionais escolhidos por meio de amostragem não-probabilística e intencional - que revelou a percepção dos sujeitos diretamente afetados por esses processos, reconhecendo a base de distinção entre a precarização, como processo, da precariedade como uma condição já constituída de debilidade dos vínculos laborais e que marca a atividade profissional desses trabalhadores. A segunda fase que constituiu o presente projeto visou a continuação do estudo, com a ampliação do grupo analisado, tomando por referente prioritário os professores do Centro de Ciências da UFC. |