Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Memória, Embriaguez e Experiências Educativas das Prostitutas/Dançarinas nos Prostíbulos do Ceará nos anos 2000

Área: Educação
Orientador: Jose Gerardo Vasconcelos
Autores Principais: Juliana Silva Sousa, Bruna Germana Nunes Mota
Co-Autores: Francisca Karla Botão Aranha
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 14:00  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.011
Resumo:
O escopo dessa pesquisa é a investigação da memória das dançarinas profissionais do sexo do centro de Fortaleza, na primeira década do século XXI relacionadas ao contexto de aprendizagem e ações educativas formais e não-formais. Constata-se nesse período o grande crescimento de casas de espetáculos cuja atração mais importante é o bailado do corpo das dançarinas que podem ou não se prostituírem no próprio espaço, uma vez que algumas dessas casas reservam em seu interior lugares para a prática de atividades sexuais ou simplesmente como ponto de encontro entre as dançarinas prostitutas e os clientes. Trata-se, portanto, de um fenômeno social novo que se utiliza do mesmo espaço para oferecer vários serviços ligados ao erotismo e ao mercado do prazer. Essas variedades de serviços envolvem o cinema, a dança, e os espetáculos sexuais. Utilizar-se-á como procedimento metodológico a investigação da memória e os registros etnográficos produzidos no interior dos prostíbulos do centro da capital cearense. A memória destaca os pontos relevantes da trajetória de vida das mulheres dançarinas, cujas marcas transitam entre a lembrança e o esquecimento. Não utilizaremos os dados mnemônicos para preencher as lacunas documentais ou dos registros produzidos na pesquisa. Entendemos que a memória deve ser investigada em todo seu processo de lembranças, esquecimentos, interdições discursivas, silêncios e marcas que se propagam em seus discursos. Os registros etnográficos serão de grande valia para entendermos o contexto da produção discursiva. Pretende-se com essa pesquisa uma melhor compreensão da trajetória de vida cotidiana dessas mulheres e de suas experiências educativas em espaços não formais de aprendizagem.