Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

ATENÇÃO BÁSICA À INFERTILIDADE NA PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Área: Enfermagem
Orientador: Escolastica Rejane Ferreira Moura
Autores Principais: Rebeca Pinho Romero Vieira, Andrezza Alves Dias
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 17:20  Sala: 04  Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo
Identificação: 2.1.13.003
Resumo:
Objetivou-se analisar conhecimento e prática de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre atenção à infertilidade e verificar associação entre este conhecimento e prática com tempo de atuação em Planejamento Familiar (PF) e instituição de graduação. Estudo transversal, do tipo levantamento, quantitativo. A população correspondeu aos 306 enfermeiros da ESF de Fortaleza-CE, com n amostral de 171. Os dados foram coletados por entrevista, de novembro/2009 a abril/2010, abrangendo 65 Centros de Saúde da Família, nas seis Secretarias Executivas Regionais (SER) do Sistema de Saúde do referido município. Os dados foram analisados no SPSS, versão 18.0. Realizou-se análise estatística descritiva e bivariada, aplicando-se os Testes de Spearman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, com significância de 5%. Conhecimento e prática dos enfermeiros foram avaliados em escalas tipo likert da Nursing Outcomes Classification (NOC). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará, conforme protocolo nº 293/09. Os tempos médios de atuação em PF e ESF foram 9,29 e 8,73 anos, respectivamente. Na avaliação de conhecimento pela escala nenhum conhecimento, conhecimento limitado, moderado, substancial e extenso, 58,5% dos enfermeiros apresentaram conhecimento limitado para conceito de infertilidade e 62% para as práticas passíveis de serem realizadas na atenção básica; 169 (99%) desconheciam os tipos de infertilidade. Na avaliação da prática voltada a infertilidade pela escala prática inadequada, ligeiramente adequada, moderadamente, substancialmente e completamente adequadas, 57% tiveram prática ligeiramente adequada. Não foram encontradas associações entre conhecimento (p=0,094) e prática (p=0,267) analisados, com tempo de atuação em PF, mas com instituição de graduação (p=0,04). Concluiu-se haver necessidade de capacitação e melhor desempenho dos enfermeiros nessa área do cuidado, o que se mostrou associado a instituição formadora.