Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA: PAISAGEM SONORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL DA UFC

Área: Educação
Orientador: Gerardo Silveira Viana Junior
Autores Principais: Priscila Guimarães Alves de Sousa, Gracyella Melissa de Oliveira Leão
Co-Autores: Alba Montenegro Coelho
Danilo Ramalho Gurgel
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 16:40  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.034
Resumo:
A pesquisa analisa a paisagem sonora do espaço onde funciona o Curso de Educação Musical da UFC e as percepções de professores e estudantes do curso acerca dessa paisagem, avaliando em que medida a discussão sobre ecologia sonora é relevante para a formação do educador musical. Após a definição do termo ecologia sonora (Schafer,1991) os educadores musicais refletem sobre a necessidade de percepção dos sons que nos cercam, fundando uma consciência ambiental capaz de intervir positivamente na organização das diversas paisagens sonoras. A partir das discussões relativas ao tema ecologia sonora, o PET do Curso de Educação Musical da UFC propôs analisar a paisagem sonora do próprio curso, e verificar como o corpo docente e discente está consciente disso e de suas interferências nas atividades letivas. Para tanto, realizamos uma observação participante dos sons presentes no espaço onde funciona o curso, descrevendo-os em um diário de campo e fazendo registro audiovisual. Realizamos ainda entrevistas semi-estruturadas com estudantes e professores do curso para identificar como essa paisagem é percebida pelos mesmos. Os dados coletados revelaram que a paisagem sonora do curso é dinâmica, composta por sons da natureza, ruídos produzidos pelos seres humanos em suas atividades de estudo, relações sociais e transformação do espaço. Professores e estudantes apresentaram diferentes visões acerca dos sons do ambiente. Para os docentes, o espaço é adequado, construído por sonoridades confluentes que resultam da utilização do espaço por seus usuários. Quanto aos estudantes, parte relatou insatisfação pelos ruídos e parte relatou indiferença. A conscientização dos estudantes sobre esse espaço torna-se mais acentuada entre os mais veteranos, assim consideramos a necessidade de uma constante discussão sobre a paisagem sonora e a sua constituição, pois isso se mostra essencial para o processo formativo dos músicos educadores.