Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Estudo de Resíduos Siderúrgicos e de Refinaria Aplicados às Rodovias de Baixo Volume de Tráfego do Estado do Ceará

Área: Engenharias I
Orientador: Suelly Helena de Araujo Barroso
Autores Principais: Francisco das Chagas Isael Teixeira Cavalcante, Synardo Leonardo de Oliveira Pereira
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 09:00  Sala: 06  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.14.005
Resumo:
O desenvolvimento da pesquisa visou dar continuidade aos estudos que tratam da aplicação de resíduos em camadas granulares de pavimentos do estado do Ceará, bem como iniciou o estudo dos revestimentos mais esbeltos e/ou alternativos para rodovias de baixo volume de tráfego. A pesquisa foi dividida em dois experimentos e foi realizada por dois bolsistas: (1) O primeiro procedimento experimental, desenvolvido pelo aluno Isael Cavalcante, consistiu na estabilização de solo contaminado por derivados de petróleo (SCDP) para emprego em camadas granulares de pavimentos. Elaborou-se uma metodologia para avaliar a viabilidade técnica do uso do SCDP na Pavimentação Rodoviária. Os materiais utilizados foram o SCDP, um solo proveniente de Aquiraz/CE e cimento. Foram compostas misturas desses materiais, fixando-se o teor de cimento em 5% e o teor do solo contaminado, a fim de avaliar o comportamento de 3 misturas propostas. Os resultados experimentais obtidos mostraram que o uso do SCDP nas camadas granulares é tecnicamente viável, possibilitando, assim, uma destinação ambientalmente correta ao resíduo em questão. (2) O segundo procedimento experimental, desenvolvido pelo aluno Synardo Pereira, teve como objetivo principal adaptar e melhorar o procedimento implementado para confecção de tratamentos superficiais proposto por Loiola (2009), em laboratório, de modo a se obter uma melhor repetibilidade e reprodutibilidade dos ensaios realizados. A partir dos resultados experimentais, verificou-se que o procedimento adaptado melhorou a forma de compactação das mantas e que os ligantes e agregados testados são recomendados para serem aplicados como revestimentos de rodovias de baixo volume de tráfego. Assim, o método adaptado permitiu analisar técnica e economicamente as taxas aplicadas no revestimento do tipo TSD, representando um início para o aprimoramento da dosagem dos tratamentos superficiais, bem como para o emprego da escória de aciaria em revestimentos mais econômicos.