Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Conceitos da Acessibilidade e do Desenho Universal na Formação dos Futuros Profissionais da Tecnologia - Estudo de Caso: Diagnóstico das Instalações do Centro de Tecnologia

Área: Engenharias I
Orientador: Nadja Glheuca da Silva Dutra
Autores Principais: Pedro Henrique Pereira de Queiroz, Angela de Bortoli Saggin
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 15:00  Sala: 06  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.14.012
Resumo:
A acessibilidade física é uma necessidade básica para que todos possam desenvolver suas atividades rotineiras com autonomia e mobilidade bem como fazer uso dos espaços com segurança, independentemente de suas habilidades. O presente trabalho tem por objetivo expor os resultados e conclusões obtidos no projeto %u201CConceitos de Acessibilidade e do Desenho Universal na Formação dos Futuros Profissionais da Tecnologia %u2013 Estudo de Caso: Diagnóstico das Instalações do Centro de Tecnologia%u201D, procurando mostrar principalmente a importância da aprendizagem dos conceitos de acessibilidade universal nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFC para a formação dos futuros profissionais, através de levantamentos de diagnóstico das condições de acessibilidade no Centro de Tecnologia da UFC. Desta forma, são apresentados, por meio do levantamento de 18 blocos do Centro de Tecnologia, o estudo de caso das condições de acessibilidade do centro como argumento para a necessidade de se apresentar os princípios do Desenho Universal na base da formação dos profissionais: a universidade, que atua como pólo gerador de conhecimento para a sociedade. Como metodologia para a introdução do tema aos alunos dos cursos de graduação, foram realizados seminários que abordaram tanto a perspectiva legal, com a apresentação de normas técnicas e leis referentes às questões de acessibilidade; como a perspectiva humana, com a conscientização dos estudantes sobre as facilidades que o Desenho Universal proporciona para todas as pessoas, inclusive às que apresentam algum tipo de deficiência, e a importância da aplicação desses conhecimentos em sua base de formação, possibilitando ao egresso conhecimento mínimo da microacessibilidade em projetos arquitetônicos (edificações e entorno).