Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

AS REPRESENTAÇÕES DO SURDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM/AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS

Área: Educação
Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza
Autor Principal: Mayara Dayse Sousa Barreto
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 10:40  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.012
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo investigar as representações dos surdos no processo de aquisição/aprendizagem do Português, reconhecendo que a língua natural destes é a Língua Brasileira de Sinais – Libras e considerando a importância do Português como segunda língua, pois tais sujeitos mesmo não tendo domínio pleno, vivem onde essa é a língua compartilhada pela maioria da sociedade (ouvinte). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, que se desenvolve no Instituto Cearense de Educação de Surdos – ICES, numa turma de 1º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados têm sido realizadas entrevistas semi-estruturadas, registradas por filmagens, pela particularidade da língua espaço visual dos estudantes surdos, bem como atividades aplicadas aos mesmos. Para as análises do material coletado, tomamos por base os estudos da área como Quadros (1997), Silva (2001) e Leitão (2003) além do referencial teórico aqui representado por Vygotsky, sobre linguagem; e Wilcox a respeito da aquisição de segunda língua. Conforme realizamos as investigações, percebemos o estranhamento por que passam os sujeitos surdos no processo de aquisição/aprendizagem da língua portuguesa que, para eles, se apresenta como uma língua estrangeira, com modalidade – oral auditiva – completamente distinta da sua, além da estrutura também distinta. Nas atividades realizadas, notamos ainda os reflexos da língua de sinais expressos pelos sujeitos quando solicitados. Dessa forma, buscamos perceber as implicações e os fatores que contribuem e/ou atrapalham no referido processo, conforme os registros históricos e a visão do próprio surdo.