Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Estudo teórico-metodológico de tradições discursivas com foco na trajetória do gênero textual anúncio

Área: Letras,Lingüística
Orientador: Bernardete Biasi Rodrigues
Autores Principais: Rebecca Ramos Medeiros, Maria Edineuda Teixeira Pinto
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 10:20  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.23.014
Resumo:
A finalidade deste projeto é alimentar o projeto do grupo de pesquisa TRADICE, vinculado ao Projeto para a História do Português Brasileiro, de descrever tradições discursivas do século XIX até os nossos dias. O respaldo teórico de base para a análise diacrônica do gênero anúncio é a concepção de tradições discursivas, apresentada e discutida em estudos desenvolvidos no âmbito da filologia românica alemã. Os objetivos gerais eram identificar, em função dos propósitos comunicativos e do contexto sócio-histórico, traços lingüístico-discursivos de permanências e mudanças em slogans, logomarcas e em aspectos semióticos relacionados à multimodalidade de anúncios de venda de produtos, praticados na esfera da publicidade brasileira, desde o século XIX até hoje. Este relatório apresenta os resultados concernentes à segunda etapa do projeto Estudo teórico-metodológico de tradições discursivas com foco na trajetória do gênero textual anúncio, o qual foi dividido em dois subprojetos. Os resultados do subprojeto sobre slogans e logomarcas mostram que a tentativa de fixação de marcas na mente dos consumidores antecedeu a utilização dos slogans e, somente a partir de 1920, as marcas passaram a ser acompanhadas por slogan e sua utilização só se tornou recorrente a partir da segunda metade do século XX. Os slogans ocuparam diferentes espaços dentro do anúncio e, a partir da década de 60, apareceram logo abaixo da marca da empresa, seu lócus atual. Finalmente, houve a identificação de quase cem por cento de slogans conjugados às marcas nos anúncios cearenses a partir da segunda metade do século XX. Esse fato indica que a função de comunicação potencial das letras e desenhos das marcas é um ponto relevante na relação entre consumidor e empresas. Os resultados do subprojeto relativo ao estudo da multimodalidade demonstraram que o design e o discurso dos anúncios tendem a apresentar modificações nos diferentes suportes em que são veiculados, utilizando-se para isso recursos multimodais