Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

SPACE - SISTEMA PET DE AVALIAÇÕES DA COMPUTAÇÃO

Área: Ciência da Computação
Orientador: Marcelino Cavalcante Pequeno
Autores Principais: Cleóbulo Sales Neto, Luiz Gustavo Malkomes Muniz
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 17:20  Sala: 07  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.03.023
Resumo:
O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará realiza todos os semestres uma atividade de avaliação das disciplinas do curso. Em uma das etapas da avaliação, os alunos preenchem formulários que, posteriormente, formam uma base de dados importante para a análise das disciplinas. Este trabalho disserta sobre a ferramenta SPACe - Sistema PET de Avaliações da Computação - um software que otimiza o processo de compilação dos formulários e gera informações relevantes sobre os dados coletados (e.g. gráficos, notas e médias). No desenvolvimento do SPACe, foram utilizadas tecnologias baseadas em softwares livres tais como Qt e OpenGL que contam com ferramentas para o desenvolvimento modularizado e organizado. O processo de desenvolvimento do sistema ocorreu por meio da implementação individual dos diferentes módulos que compõe o SPACe com uma posterior integração de componentes. Cada módulo foi implementado através de um processo incremental de engenharia de software baseado no desenvolvimento de protótipos que foram testados e analisados. A utilização do padrão de software Model-View-Controller (MVC) otimizou o processo de desenvolvimento do sistema e, também, tornou simples o processo de manutenção. Dessa forma, será possível, também, criar, de maneira simplificada, expansões imprevistas que visem a tornar o SPACe mais adequado às necessidades do grupo e mais eficiente no processo de compilação dos dados coletados durante o processo de avaliação das disciplinas. A ferramenta desenvolvida conseguiu organizar os dados recolhidos dos formulários, e gerou automaticamente 1276 gráficos, organizados em relatórios, para cada disciplina. Além disso, ela foi capaz de comparar a nota de cada disciplina com a média das notas do semestre e do curso. Como perspectivas futuras, pretende-se desenvolver um componente de leitura óptica utilizando câmeras convencionais de web.