Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

PRÁTICAS DE LINGUAGENS NA WEB: LINKS ENTRE GÊNEROS, LETRAMENTOS, HIPERMODALIDADE E CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS (Etapa I)

Área: Letras,Lingüística
Orientador: Julio Cesar Rosa de Araujo
Autor Principal: Lucas Lima de Vasconcelos
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 16:00  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.23.024
Resumo:
O presente projeto integrado a ser desenvolvido pelo grupo de pesquisa Hiperged, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da UFC, nasce de um projeto anterior intitulado "Gêneros digitais: relações entre hipertextualidade, propósitos comunicativos e ensino", cujo início foi no ano de 2007, estendendo-se até o ano de 2008. Durante esses dois anos, o grupo conseguiu alcançar os objetivos a que se propôs, tais como refletir sobre a experiência da etnografia em ambiente digital com base nas técnicas da observação participante e de entrevistas; analisar as estratégias de hipertextualização nos gêneros digitais com base na identificação de seus propósitos comunicativos, bem como identificar os gêneros digitais mais utilizados no ensino a distância (EaD), ambientandos no TelEduc e no Moodle. Essa experiência já permitiu, até o momento, construir dados importantes produzidos em cinco dissertações de mestrado concluídas no Hiperged (ALMEIDA, 2007; SILVA, 2008; LIMA, 2008; LOBO-SOUSA, 2009; PEREIRA, 2009) e que estão sendo apresentadas e discutidas dentro e fora do PPGL em eventos importantes. Neste novo projeto, objetivamos estudar as práticas discursivas digitais para compreender os gêneros e os eventos de letramentos que emergem dessas práticas. Entendemos que as práticas de linguagem na web demandam gêneros discursivos próprios que precisam ser sistematizados, para melhor compreensão e uso. Metodologicamente, iremos gerar dados por meio da pesquisa etnográfica aplicando, entre outras técnicas, a observação participante. As análises oriundas desse processo nos ajudarão a colaborar com os estudos da linguagem tentando elaborar categorias teóricas que auxilem na tarefa de conhecer e compreender os fenômenos relativos às práticas de linguagens na web e o ensino a distância mediado pela web.