Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

OS (DES)CAMINHOS DO TORNAR-SE MULHER NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES

Área: Ciências Humanas
Orientador: Orlando Soeiro Cruxen
Autor Principal: Juliana Maria Girão Carvalho Nascimento
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 15:20  Sala: 17  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.05.087
Resumo:
Introdução Nelson Rodrigues escreveu 17 peças teatrais; destas, 12 trazem personagens mulheres no centro do conflito dramático. Nelson assim definiu sua dramaturgia: ...estou fazendo um ‘teatro desagradável’, ‘peças desagradáveis’. (...) E por que ‘peças desagradáveis’? Segundo já se disse, porque são obras pestilentas, fétidas, capazes, por si sós, de produzir o tifo e a malária na platéia. Pestilentos o teatro de Nelson e a psicanálise de Freud; os dois expuseram os mecanismos e fantasias inconscientes. A psique feminina não escapa a esta exposição – antes a mobiliza. O olhar de Nelson ultrapassou a superfície dos fatos para captar os desígnios inconscientes da constituição da mulher. Para a psicanálise, as questões referentes à feminilidade constituem-se como um campo fecundo de investigação. Objetivo Investigar, na dramaturgia de Nelson Rodrigues, os possíveis (dês)caminhos do tornar-se mulher, no sentido de compreender a construção da feminilidade a partir das mulheres do teatro rodriguiano. Metodologia Pesquisa bibliográfica, que tem como material de análise discursiva os diálogos e as rubricas das peças Vestido de Noiva, Dorotéia, Senhora dos Afogados e A Serpente. No campo da psicanálise, partiremos dos seguintes conceitos: desejo, diferença sexual, complexo de castração, complexo de Édipo, identificação e super eu. Resultados Nas duas peças analisadas, Vestido de Noiva e A Serpente, há uma separação entre o amor e o desejo sexual na experiência da feminilidade. Os mecanismos de identificação encetados pelas mulheres põem em jogo outra mulher, objeto de amor e rivalidade, como referência para a construção de sua feminilidade. Conclusão Na peça A Serpente, a demanda de amor configura-se como fundamental para que as duas personagens principais, irmãs, ganhem consistência de mulher. O sexo sem amor leva à tragédia. Agradecemos à CAPES PROPAG.