Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

CONEXÕES ENTRE O MUNDO ONLINE E A VIDA “OFF-LINE”:

Área: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Linda Maria de Pontes Gondim
Autor Principal: João Paulo Braga Cavalcante
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 09:20  Sala: 19  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.06.002
Resumo:
Esta pesquisa tem como meta analisar questões relacionadas a mudanças na cultura de consumo contemporânea, decorrentes da interação entre agentes sociais e novas mídias eletrônicas nos moldes da World Wide Web. Tal interação resultou na crescente autonomia do agente perante os emissores oficiais de produtos e informação. Constatou-se que redes de consumidores organizadas em subculturas têm criado canais não oficiais de compartilhamento de mensagens, burlando barreiras legais e territoriais. Este fenômeno foi observado na subcultura de consumo conhecida como otaku, de origem japonesa. O termo designa indivíduos aficionados em animes e mangás, animações e quadrinhos japoneses respectivamente. O otakismo é um movimento inerente a globalização cultural e retrata uma forte ligação das novas tecnologias digitais com uma juventude pós-década de 1980, mais individualista e mais independe dos meios de comunicações oficiais. O crescimento do otakismo pôde ser observado na cidade de Fortaleza, onde ocorre todos os anos uma das maiores convenções de animes do Brasil, a Super Amostra Nacional de Animes (S.A.N.A), com um número cada vez maior de freqüentadores. Os métodos de análise foram qualitativos e, em menor grau, quantitativos, com enquete exploratória na ocasião da S.A.N.A., entrevistas não estruturadas e etnografia em ambientes virtuais, direcionada para a descoberta da natureza das relações sociais nestas novas mídias multidirecionais (todos os envolvidos são emissores, receptores e produtores). Concluiu-se que a subcultura otaku vem adaptando as novas tecnologias digitais, particularmente a Internet, para seus propósitos de consumo e para a ampliação das possibilidades de relacionamento interpessoal.