Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

O OLHAR CRÍTICO DE ALUNOS DO 3? ANO - ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEITURA DE CHARGES JORNALÍSTICAS.

Área: Lingüística, Letras e Artes
Orientador: Ana Celia Clementino Moura
Autor Principal: Janicleide Vidal Maia
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 14:00  Sala: 14  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.08.001
Resumo:
Esta pesquisa é uma investigação sobre a compreensão leitora crítica de alunos do 3º ano médio, da escola pública de Fortaleza a partir da leitura de charges jornalísticas divulgadas na Internet. O corpus é composto de duas charges e de um questionário, dividido em duas partes, sendo a primeira constituída de uma questão subjetiva e a segunda de questões objetivas, que, quando necessário, solicitam-se justificativas. Objetivamos, pois, perscrutar o ato linguageiro protagonizado pelo sujeito argumentante e o sujeito alvo, através do qual se dá a proposta sobre o mundo, analisada pelos nossos sujeitos participantes. Ao refletir sobre a referida análise, tomamos por base a relação entre os elementos semióticos (verbal e não-verbal) na constituição do posicionamento crítico dos sujeitos. Ao se pressupor ser o conhecimento de mundo, que subjaz à análise plena, fruto das práticas sociais, optamos também por investigar a gênese desse conhecimento. Nossas hipóteses são que o leitor crítico se posicionará mediante a elaboração de tese e criação de argumentos que a embasem; consideramos que as imagens na charge se apresentam como fortes recursos expressivos e influenciadores na criação das teses e seus possíveis argumentos; e em relação às influências exercidas pelas interrelações, acreditamos que a mídia será a maior influenciadora. Para a análise, neste trabalho, primeiramente abordamos alguns conceitos teóricos de leitura e de níveis de compreensão leitora, baseado em trabalhos, dentre os quais destacamos, Foucamber (1994). Discorremos, fundamentado em Bakhtin (1997), sobre língua e linguagem. Abordamos a análise semiolinguística do discurso e o modo de organização argumentativo, ambos propostos por Charaudeau (1999). Como resultado parcial, constatamos que a mídia tem maior grau de influência, dado que comprova a nossa hipótese.