Tendo em vista que a educação é um produto da cultura de determinada sociedade, sendo um dos ambientes em que os indivíduos têm acesso a aspectos de sua cultura necessários à vida nessa sociedade, tornam-se cada vez mais necessárias novas formas de inserir o debate sobre a diversidade no contexto educacional. Dentro desse contexto, as tecnologias digitais podem tornar-se ferramentas de potencialização desse debate por meio de várias ferramentas disponíveis, tais como sites, blogs e webconferências, por exemplo. Nesse trabalho, apresentamos uma discussão teórica acerca dos Objetos de Aprendizagem (OA) como ferramentas de aprendizagem que podem ser utilizadas para potencializar o debate sobre a diversidade cultural. Os OA´s são materiais digitais produzidos com objetivos especificamente educacionais para o auxílio ao trabalho do professor e da aprendizagem dos alunos. Trata-se das reflexões preliminares de uma pesquisa a ser realizada acerca da experiência dos usos dos OA´s em sala de aula , visando perceber de que forma as características presentes nesses materiais influenciam no debate cultural dentro do ambiente escolar, a partir da percepção de como a diversidade é abordada e como os alunos a percebem. Para tanto, vimos realizando um estudo bibliográfico inicial acerca de temas importantes ao estudo, tais como alteridade, etnocentrismo, relativismo cultural, multiculturalismo e interculturalidade, todos dentro de uma perspectiva antropológica, a fim de fundamentar o trabalho de campo. Como resultados parciais, temos a percepção de que a questão da alteridade deve ser ponto-chave para o trabalho, pois é essencial que se perceba a forma como as representações das culturas, trabalhadas dentro do OA, dialogam com a cultura dos alunos, a quem o objeto será apresentado e fará uso dele. |