Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

NARRATIVAS DA INTIMIDADE: CONSTRUÇÕES DO COTIDIANO NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

Área: Ciências Sociais Aplicadas I
Orientador: Silas Jose de Paula
Autor Principal: Larissa Souza Vasconcelos
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 14:20  Sala: 05  Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo
Identificação: 2.1.39.006
Resumo:
Em uma atmosfera de múltiplos estímulos visuais e advento de novas mídias, a fotografia assume outros papeis. Redes de relacionamento e microblogs são espaços de proliferação das incontáveis imagens que surgem a cada segundo, expondo a vida privada de milhões de usuários e seus perfis reais ou fictícios. O presente trabalho pretende analisar alguns aspectos dessas fotografias intimas, tentando compreender as características que elas adquirem no ciberespaços (mais especificamente em álbuns virtuais), a forma como os sujeitos e corpos estão implicados nelas e de que maneira estas imagens dialogam com a arte contemporânea. Ao tentar retratar seu dia a dia colocando-se diante de uma câmera, publicando fotografias na internet, escolhendo legendas e abrindo espaço para comentários, as pessoas acabam construindo um grande mosaico de narrativas do indivíduo hipermoderno. Narciso angustiado, este encontra nas imagens uma válvula de escape para suas aflições e a possibilidade de encontrar seus semelhantes. Contudo, essas imagens não devem ser reduzidas a um simples desabafo. Há nelas uma linguagem própria, uma preocupação estética, escolhas alinhavadas por nossa cultura visual. Para tentar compreender estes processos, utilizarei como metodologia o estudo de caso do Flickr (álbum vitual) de Tayná Borges, jovem brasileira residente em Belém - PA, que constrói uma espécie de fotodiário há pelo menos um ano. Pretendo analisar, em 10 fotografias, a forma com que Tayná apresenta seu corpo, seu quarto e sua relação com o ato fotográfico nessas imagens e como seu Flickr possui aspectos semelhantes a outros álbuns virtuais espalhados pela rede. Finalmente, pretendo apontar como conclusão a construção de novas representações sociais da intimidade na fotografia contemporânea, onde as novas relações dos sujeitos com suas próprias imagens têm encontrado espaço para colocar-se no mundo.