O Programa Residência Agrária da UFC oferece 2004 aos estudantes das Ciências Agrárias a oportunidade de conhecer a realidade agrária cearense, sobretudo dos acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária de maneira a estudá-la e refleti-la aliando de forma inovadora ensino, pesquisa e extensão. O uso das metodologias Pedagogia da Alternância (Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade) e Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários são ferramentas fundamentais para a construção de olhar científico junto a realidade do Campo. O Tempo-Universidade proporciona aos estudantes espaço de estudos e reflexões sobre as assuntos como Questão Agrária e o conhecimento e sistematização da Análise Diagnostico de Sistemas Agrários. O Tempo-Comunidade oportuniza a vivência na realidade camponesa visando construir uma formação integrada e em novas bases (técnica, política, social, ambiental e econômica) e a compreensão da realidade a fim de instrumentalizar o grupo (estudantes, agentes rurais e jovens assentados) para realizar a transição do modo de produção agrícola tradicional para modos de produção de base agroecológica. O presente artigo tem com objetivo apresentar a forma de atuação do PRA por meio das metodologias, bem como os artigos, monografias e trabalhos que já foram produzidos. Os estudantes através do PRA participam de Eventos Regionais, Locais e Internacionais apresentando artigos de diversos assuntos, mostrando como o Programa atua ativamente na formação curricular, na formação profissional com a construção do Diagnóstico de Sistemas Agrários, além da formação pessoal, pois segundo os estudantes formar-se no Residência Agrária amplia a formação para além das disciplinas, pois pode-se ver e participar da realidade camponesa. Podemos assim concluir que o PRA traz todos os atributos necessários a uma formação mais comprometida não só com a academia, mas com a realidade. |