Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

AVALIAÇÃO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE):

Área: Lingüística, Letras e Artes
Orientador: Livia Marcia Tiba Radis Baptista
Autor Principal: Lucineudo Machado Irineu
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 14:40  Sala: 14  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.08.012
Resumo:
Este trabalho, fruto de constatações iniciais advindas dos momentos preliminares de pesquisa de mestrado, insere-se no âmbito das investigações da Linguística Aplicada ao ensino de línguas, mais especificamente o ensino de Espanhol como língua estrangeira no Brasil (E/LE). Considera-se que, mediante a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como vestibular unificado das universidades federais brasileiras, as escolas de Ensino Médio de um modo geral têm repensado suas práticas avaliativas cotidianas, na tentativa de se adequarem à proposta de trabalho com as habilidades e competências exigidas por referido exame em sua Matriz de Referências. Deste modo, nesta investigação objetivamos examinar como é tratada a avaliação da leitura na escola (ensino médio, tendo em vista as práticas avaliativas, instrumentos e ferramentas empregados bem como competências e habilidades alvos da avaliação. Tomamos por base o conceito de avaliação a partir do que Bordón (2006) define como avaliação sistemática da aprendizagem, em comparação com os conceitos que encontramos nos documentos oficiais relativos ao ensino no Brasil, como PCN (1998) e OCNEM (2006). De um modo específico, objetivamos lançar luz a algumas reflexões com relação a todos os conceitos sobre avaliação analisados em tais referenciais teóricos em relação ao ensino de espanhol como língua estrangeira no Brasil.