Assim como qualquer projeto de pesquisa em ensino, a realização de uma feira de ciências em qualquer unidade escolar envolve etapas fundamentais de preparação, desenvolvimento e avaliação. O objetivo deste trabalho foi realizar uma feira de ciências na Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes (FECOP), localizada no bairro Canindezinho(Fortaleza, CE). Durante a etapa de preparação do evento, foram traçados e planejados temas que pudessem responder a questões ligadas às leis da natureza. Dessa forma, os alunos dos três turnos da escola (ensino fundamental e médio) foram divididos em grupos por sala, e de acordo com as áreas de conhecimento relativas às ciências da natureza (Física, Química, Biologia e Matemática). No desenvolvimento da feira de ciências, durante as exposições, todos os integrantes das equipes estavam presentes, respondendo aos questionamentos de outros estudantes e professores, o que facilitou o entendimento de muitos fenômenos e teorias científicas, bem como criou um mecanismo de aprendizagem através da cooperação de todos. O projeto da feira de ciências também promoveu uma maior socialização entre os membros da escola. Observou-se também que algumas equipes buscaram informações sobre as questões do projeto através de entrevistas com especialistas no assunto, o que também contribuiu para a atividade investigativa na busca e construção do conhecimento. |