Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

ADOÇÃO DE PSICOTERAPIA/ANÁLISE POR ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFC, CAMPUS DE FORTALEZA

Área: Psicologia
Orientador: Jose Celio Freire
Autor Principal: Fabrícia Santos Ferreira
Co-Autores: Rebecca Holanda Arrais
Lais Oliveira Leite
Carlos Guilherme Santos Lopes Rodrigues
Thomaz Fernandes Rocha
Allan Rats de Sousa
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 10:40  Sala: 01  Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo
Identificação: 2.1.31.010
Resumo:
Os bolsistas do grupo PET-MEC/Sesu(Programa de Educação Tutorial)do Curso de Psicologia realizaram durante o ano de 2009 e 2010, uma pesquisa de caráter predominantemente quantitativo sobre a adoção de psicoterapia/análise pelos alunos do Curso de Psicologia da UFC, em Fortaleza. Diversas questões foram investigadas, como a incidência de alunos que já iniciaram seu processo psicoterápico/analítico pessoal, o interesse dos alunos que ainda não iniciaram sua psicoterapia em se submeter à psicoterapia/análise pessoal, as abordagens utilizados e a importância dada pelos alunos à psicoterapia/análise na sua formação. No intuito de atingir os objetivos almejados, realizou-se uma investigação de cunho descritivo e exploratório. Os participantes foram alunos efetivamente matriculados no período 2010.1. A amostra contou com todos os alunos presentes em sala de aula no dia da aplicação do questionário totalizando o número de 211 sujeitos. O questionário utilizado compõe-se de nove itens de múltipla escolha e foi elaborado pelo próprio grupo de pesquisa. As respostas foram analisadas utilizando o programa PASW V.18. Observou-se que em torno de 40,8% dos estudantes se submetem ou já se submeteram a um processo psicoterápico/analítico e entre os que não se submeteram 84,9% afirmam que gostariam de passar por esse processo. Entre a totalidade dos estudantes pesquisados 91,5% consideraram a psicoterapia/análise pessoal importante para a formação profissional. Ainda no que se refere à psicoterapia, outras questões puderam ser observadas, entre elas: as abordagens mais procuradas e o tempo médio de permanência em terapia/análise. Os resultados encontrados mostram a necessidade de ampliar o debate relativo ao tema, no âmbito do Curso de Psicologia da UFC, bem como considerar tais dados no planejamento do curso. Agradecemos ao Departamento de Psicologia pelo apoio institucional e ao MEC/SESu e à CAPES pelo apoio financeiro.