Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

DEFICIÊNCIA, FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO: INVESTIGANDO A CONDIÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA DE FORTALEZA

Área: Psicologia
Orientador: Veriana de Fatima Rodrigues Colaco
Autor Principal: Andréa Acioly Maia Firmo
Co-Autores: Janaína Farias de Melo
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 14:00  Sala: 01  Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo
Identificação: 2.1.31.011
Resumo:
Este estudo constitui um recorte analítico da pesquisa: “Adolescência e juventude: fatores de risco e de proteção no município de Fortaleza”. Seu objetivo geral consistiu em investigar processos de inclusão social e escolar de jovens com deficiência em Fortaleza, a partir da construção do seu perfil biopsicossocial. As bases teóricas que fundamentaram o estudo situam-se no campo da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa geral foi realizada através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas envolvendo temas diversos: família, escolaridade, trabalho, saúde, fatores de Qual?” Realizou-se análise correlacional desses dados e o perfil biopsicossocial risco e protetivos de ordem social e pessoal. A amostra total foi composta por mil adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 24 anos de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas de Fortaleza. No caso específico deste estudo foram selecionados os questionários com resposta afirmativa à pergunta: “Você tem algum tipo de deficiência? dos participantes foi caracterizado a partir de indicadores estatísticos formulados com o uso do programa SPSS. Os resultados desse estudo indicam: 20 a 30% dos jovens afirmaram participar de movimentos comunitários, 44% de casos com reprovação e baixo sentimento de bem-estar nesses espaços. Os dados apontam para indicadores medianos em relação à auto-estima e auto-eficácia. Além disso, as informações sobre perspectivas de futuro são promissoras, o que reflete positividade acerca de suas expectativas e sentimentos.Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ pelo financiamento desta pesquisa de 2009.2 a 2010.1