Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

OS GÊNEROS TEXTUAIS E OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO

Área: Letras,Lingüística
Orientador: Maria Margarete Fernandes de Sousa
Autor Principal: Cíntia Araújo Oliveira
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 17:00  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.23.020
Resumo:
A intertextualidade intergenérica é, certamente, um tema profícuo para o estudo em análise de gêneros e, por isso, é mais uma vez contemplada neste projeto de pesquisa. Há vários mecanismos que são importantes meios de construção de sentidos do fenômeno linguístico e social a que denominamos gênero textual. A intergenericidade é um deles. Destarte, como o foco de nosso projeto é a análise do gênero anúncio, em especial, e como esse gênero é referto de exemplos de intertextualidade intergenérica, concluímos que um interessante trabalho pode ser feito quando da análise da intergenericidade como relevante meio de construção de sentido em anúncios publicitários. Os sentidos estão diretamente ligados aos propósitos comunicativos dos gêneros, que, juntamente com outros fatores estruturais, por exemplo, definem as diversas manifestações de gêneros, sem, no entanto, limitá-los. Este trabalho, então, envolverá análise do gênero anúncio publicitário, levando-se em conta sua estrutura composicional, quando, principalmente, da utilização de variados outros gêneros, e seus propósitos comunicativos, basicamente, os de anunciar um produto com finalidade de venda. Utilizaremos, assim, concepções de Sant’Anna (2001) sobre a publicidade e os conceitos de intertextualidade de Marcuschi (2008) e de Koch, Bentes e Cavalcante (2007) para embasarmos nosso estudo. O corpus desta pesquisa consiste em sete anúncios publicitários que apresentam intertextualidade intergenérica e, neste trabalho, realizaremos a análise de cada um deles, tendo em vista o fenômeno da intergenericidade como construtora dos sentidos. Verificaremos, por fim, como resultado de nosso trabalho, que a identificação da intergenericidade foi primordial, em todos os anúncios analisados, para a construção dos sentidos de cada um e que, assim, a utilização desse recurso intertextual ajudou a potencializar o propósito comunicativo dos anúncios publicitários.