O Guia de Elaboração de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais da ONU apresenta 16 indicadores distribuídos em 6 grupos: Comércio, investimentos e outros aspectos; Criação de emprego e práticas laborais; Tecnologia e desenvolvimento de recursos humanos; Saúde e segurança; Governo e contribuições à comunidade; e Corrupção (UNITED NATIONS, 2008). O estudo tem por objetivo investigar a evidenciação voluntária de informações sociais de empresas com sede na região Sudeste, na região Sul e no conjunto das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, listadas na BM&FBovespa, segundo os Indicadores de Responsabilidade da ONU. O exame do disclosure social voluntário das empresas baseou-se na Análise de Conteúdo. Para identificação da região que, segundo as empresas pesquisadas, detém o maior nível de evidenciação, fez-se uso da análise descritiva dos dados e teste de média. As empresas foram analisadas ainda considerando o setor de atuação e o segmento de listagem na BM&FBovespa (Mercado Tradicional, Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2 de Governança Corporativa). A análise por setor de atuação mostra que entre as empresas pesquisadas, o setor Utilidade Pública apresentou uma média de evidenciação maior que os outros setores, exceto o setor Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Quanto ao nível de evidenciação das empresas por segmento de listagem, as empresas do Nível 1 alcançaram a maior média e as do Mercado Tradicional, a menor. O teste de média demonstrou que as empresas do Sudeste possuem o nível de evidenciação estatisticamente significante maior que o da região Sul, que possui um nível maior do que o das empresas do conjunto Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Agradecimento: apoio da bolsa concedida pela Universidade Federal do Ceará. |