Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

PREVISÃO DE DESLOCAMENTOS DE UMA CORTINA ATIRANTADA COM A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

Área: Engenharias I
Orientador: Francisco Chagas da Silva Filho
Autor Principal: Josembergue Linhares da Silva
Co-Autores: Francisco Chagas da Silva Filho
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 11:00  Sala: 06  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.14.011
Resumo:
As escavações em solo podem ser executadas através da utilização de estacas de concreto, moldadas in situ, tendo a estabilidade garantida pelo comprimento que fica embutido no solo e por tirantes localizados em posições que são determinadas pela utilização das equações de equilíbrio, considerando as cargas atuantes provenientes das condições de acionamento ativo e passivo do solo arrimado. Atualmente com a evolução dos computadores e da geração de algoritmos mais bem elaborados é possível utilizar o Método dos Elementos Finitos (MEF) em vários tipos de obras geotécnicas. Para tanto, é necessário o conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais envolvidos, tanto os terrosos como os materiais estruturais. Este trabalho apresenta a modelagem do comportamento de uma cortina construída na Av. Humberto Monte, em Fortaleza para possibilitar a travessia na Av.Mister Hull através de um túnel escavado em solo. A cortina tem várias níveis de alturas e em conseqüência 3 seções com um, dois ou três níveis de ancoragem. Para modelagem foi necessária a coleta de amostras indeformadas do solo em blocos escavados do próprio local de construção das contenções. Com posse das amostras foram realizados ensaios de compressibilidade (adensamento) e cisalhamento direto e triaxial para obtenção dos parâmetros mecânicos dos solo. Desta forma foi possível realizar análises numéricas para determinação do comportamento da estrutura através de uma interação com o comportamento dos materiais terrosos. Isso somente foi possível através da utilização do MEF. Os resultados mostraram-se coerentes com deslocamentos aceitáveis, podendo-se concluir que a estrutura apresenta comportamento com bons níveis de segurança.