Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

AVALIANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE TESTES PEDAGÓGICOS

Área: Educação
Orientador: Jose Aires de Castro Filho
Autores Principais: Cícero Jorge Rodrigues Matos, Jaiane Ramos Barbosa
Co-Autores: Maria de Fátima Costa e Souza
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 16:40  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.028
Resumo:
Devido a uma maior preocupação em desenvolver estratégias inovadoras de ensino em que o professor passe a ser um mediador do conhecimento e os alunos construtores do seu próprio conhecimento, tem-se presenciado cada vez mais o surgimento de materiais digitais voltados especificamente para a educação. Uma das metas dos desenvolvedores de softwares é diminuir os custos com a produção e aumentar a qualidade dos produtos desenvolvidos. O teste é uma tarefa muito importante no processo de desenvolvimento de um software, pois permite a identificação de possíveis falhas, ocorridas durante a sua produção, e que podem comprometer a qualidade do produto final. Esta pesquisa objetiva apresentar uma nova fase no processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OA), chamada de testes pedagógicos. Essa etapa antecede a fase de programação e tem por objetivo permitir à equipe de desenvolvimento, ou mesmo ao especialista de área, identificar se um determinado elemento, cenário ou atividade do objeto pode ou não auxiliar na construção do conhecimento por parte do aluno. O trabalho discute como é possível a equipe de desenvolvimento, incluindo engenheiros de software, pedagogos e professores e designers gráficos, identificar se determinados elementos, tais como um cenário ou uma atividade presente no software podem auxiliar alunos a alcançar o conhecimento proposto pelo OA. Com isso, o tempo de produção é otimizado. Os primeiros resultados da pesquisa apontam para um aumento da qualidade da produção de OA quando testes pedagógicos são usados. Agradecimentos: FUNCAP, UFC Virtual