Devido às políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável, existe hoje uma grande procura por novas soluções que viabilizem a economia de energia elétrica. Cerca de 60% da energia produzida no Brasil é absorvida pelo setor industrial, por isso a maior parte dos estudos se volta para aplicações neste setor.
Uma das principais cargas elétricas industriais é o motor elétrico com base nisto trabalho se propôs a desenvolver aplicativos de acionamento e controle para uma bancada de teste montada no Laboratório de Eficiência Energética e Forças Motriz (LAMOTRIZ) que utiliza uma motor elétrico padrão de alto rendimento como referência para calibrar um sistema de freio eletromagnético afim de avaliar motores elétricos de uma forma geral.
A bancada montada é equipada um motor padrão de alto rendimento, inversores de freqüência para controlar a corrente do freio eletromagnético e uma plataforma para adaptar um motor qualquer de uso geral a ser testado. Através do controle da potência do freio pode-se emular situações de cargas variáveis no sistema.
O sistema de aquisição dados e controle desenvolvido foi composto de um Processador Digital de Sinal (DSPIC-Microchip) para o controle das malhas de corrente e tensão de um conversor Buck, associado a um sistema USB 6009 da National Instruments para supervisão e passagem de parâmetros para o sistema DSPIC.
Algoritmos de Identificação Fuzzy e NARMAX foram utilizados para identificação da dinâmica do sistema (Freio Magnético Motor) e algoritmos de controle PID foram aplicados para o controle de corrente do conversor. A Bancada encontra-se em pleno funcionamento e hoje equipa o LAMOTRIZ com facilidades para testar, avaliar e certificar motores elétricos. |