Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

CONSTRUÇÃO DE UMA TRANSMISSÃO VEICULAR HÍBRIDA PARA UM PROTÓTIPO DO TIPO BAJA COM O USO DE ENGRENAGENS PLANETÁRIAS

Área: Engenharias III
Orientador: Carlos Andre Dias Bezerra
Autor Principal: Bernardo Amorim Bastos
Co-Autores: Rafael Pompeu de Carvalho Rocha
Juan Oliveira Barrocas
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 15:20  Sala: 08  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.16.008
Resumo:
Neste século XXI é notável o esforço conjunto das áreas do conhecimento para a conservação do meio ambiente. Na área automotiva, os veículos elétricos e híbridos vêm sendo a vanguarda do setor. Neste trabalho é proposto a utilização de um novo tipo de caixa de marchas para veículo com motor de 5hp, um motor elétrico de 1cv e um pack de 60V de baterias Li-ion 80Ah. Seu funcionamento se dá pela ação conjunta das engrenagens solar, planetas e anel. A engrenagem solar vai ao centro, as engrenagens planetas giram ao seu entorno seguindo o caminho criado pela engrenagem de dentes internos (anel). As engrenagens planetas são ligadas entre si por um braço. No sistema, a engrenagem solar está conectada ao gerador, o braço ao motor de combustão e o anel externo é movimentado pelo motor elétrico que se liga ao eixo principal. Para cada movimento do carro, sensores determinam quais eixos transmitiriam potência e quais receberiam. Numa situação de trânsito, o veículo proposto necessita de 400W para se movimentar. O motor proposto tem 1cv (735W), logo é capaz de sustentar o veículo, mantendo o motor a combustão desligado e economizando combustível na maior parte do tempo. Além disso, há uma recarga de bateria em frenagens suaves. O motor a combustão entra para adicionar potência ao sistema em aceleração e para recarregar a bateria em situações de cruzeiro. Este sistema proposto é indicado para veículos híbridos, suprindo potência em situações extremas e aumentando a autonomia da bateria com o acoplamento do gerador ao sistema. Na simulação executada, um motor padrão de 10hp, consumiu 2,64 kg de combustível liquido, enquanto que o híbrido, para o mesmo percurso, consumiu apenas 400 g de combustível e 13,5% da bateria, uma redução de 85% no consumo.