Os estudos sobre dessulfurização de combustíveis automotivos têm recebido uma atenção especial da comunidade científica mundial devido às especificações cada vez mais rigorosas por parte das agências reguladoras quanto aos teores de enxofre permitidos na gasolina, no diesel e, de maneira ainda mais restrita, em células combustíveis. No caso do diesel, os principais componentes sulfurados refratários ao hidrotratamento são o benzotiofeno (BT), dibenzotiofeno (DBT) e seus derivados. A literatura reporta inúmeros artigos sobre adsorção de compostos sulfurados utilizando zeólitas, especialmente a do tipo Y. Entretanto, devido às dimensões de poro reduzidas das zeólitas Y (8 a 12 Å), moléculas sulfuradas mais volumosas, como as presentes no diesel, enfrentarão resistências difusionais significativas para serem adsorvidas ou simplesmente serão excluídas por impedimentos estéricos. Deste modo, faz-se necessário buscar matrizes mesoporosas cujo tamanho de poros permita a difusão de tais moléculas. Uma das sílicas mesoporosas mais populares nos últimos anos, em termos de sua regularidade estrutural e resistência hidrotérmica, é a SBA-15. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo medir a capacidade de adsorção de benzotiofeno - escolhido como molécula sulfurada representativa do diesel - a partir de curvas de ruptura e eluição em leito fixo empacotado com SBA-15. Pretende-se determinar as isotermas de adsorção a distintas temperaturas (25, 45 e 60°C) e a reversibilidade dos ciclos de adsorção e dessorção. |