Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL PRODUZIDO COM AGREGADOS RECICLADOS

Área: Engenharias
Orientador: Antonio Eduardo Bezerra Cabral
Autor Principal: Alexandre Rocha Jorge Menezes
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 11:20  Sala: 20  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.07.019
Resumo:
A indústria da construção civil tem importante papel no desenvolvimento dos países, entretanto, esta provoca prejuízos ao meio ambiente, pois possui um alto consumo de recursos naturais, além de uma alta geração de resíduos, comumente denominados de resíduos de construção e demolição (RCD). Uma forma de aproveitamento destes resíduos é a reciclagem, transformando-os em agregados reciclados e reutilizando-os na própria construção civil. Por outro lado, o concreto auto-adensável (CAA) é um avanço na tecnologia dos materiais de construção, pois minimiza o tempo de concretagem, além de ruídos, mão-de-obra, dentre outras vantagens. Entretanto, não se tem experiência do uso dos agregados reciclados na produção de CAA, uma vez que a substituição dos agregados naturais pelos agregados reciclados pode gerar alterações em algumas propriedades desses compósitos, necessitando-se assim pesquisar sobre o assunto. Unindo dois temas de pesquisa, gestão de resíduos da construção civil e tecnologia do concreto, foi realizado uma dosagem experimental, utilizando-se o método de Tutikian e Dal Molin, para um traço 1:5 de CAA com agregados naturais e o mesmo traço para um CAA com agregados reciclados. Avaliou-se o comportamento dos CAA no estado fresco, por meio dos ensaios Slump flow, V-funnel e L-box, e no estado endurecido, por meio dos ensaios de resistência a compressão e módulo de elasticidade. Os resultados apontaram que ambos os CAA apresentaram comportamento similar para os ensaios no estado fresco, porém no estado endurecido observou-se uma redução na resistência à compressão e no módulo de elasticidade do CAA com agregados reciclados. Contudo, o CAA produzido com agregado reciclado atendeu aos requisitos da classe de agressividade III da NBR 6118.