Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE TORRES METÁLICAS UTILIZADAS EM ESCORAMENTOS

Área: Engenharias
Orientador: Aurea Silva de Holanda
Autor Principal: Aldecira Gadelha Diógenes
Co-Autores: Áurea Silva de Holanda
Evandro Parente Junior
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 16:40  Sala: 19  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.07.017
Resumo:
As torres metálicas utilizadas em escoramentos são estruturas provisórias cuja função é suportar as ações de construção (peso da forma, concreto fresco, trabalhadores, equipamentos, etc.) até que a estrutura de concreto se torne auto-portante. Talvez por causa da sua característica temporária, pouca importância tem sido dada à análise e ao projeto destas estruturas. A conseqüência imediata dessa negligência é um número considerável de acidentes causando lesões, perda de vidas, prejuízos financeiros e atrasos na construção. No entanto, tem-se verificado que o maior risco para as estruturas de concreto ocorre durante a fase de construção. Isso é evidenciado pelo fato de que a maioria dos colapsos ocorre durante a colocação do concreto fresco ao invés de depois da estrutura estar concluída e em serviço. As torres metálicas são estruturas esbeltas submetidas a esforços de compressão, podendo entrar em colapso por perda de estabilidade local e global. Portanto, é importante avaliar a carga de flambagem destas estruturas, cujo comportamento depende da geometria e do material, como também das condições de apoio, carregamentos e ligações entre os elementos das torres. Visando contribuir para a diminuição do número de acidentes, este trabalho apresenta uma metodologia para a análise da estabilidade de torres metálicas utilizadas na construção de estruturas de concreto. As torres são modeladas computacionalmente, utilizando o Método dos Elementos Finitos, de maneira a determinar a carga crítica de flambagem e o caminho pós-crítico destas estruturas. Estes modelos são utilizados para estudar a influência da geometria, condições de contorno, rigidez das ligações e imperfeições geométricas sobre a capacidade de carga das torres.