Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

PAISAGEM SONORA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA.

Área: Educação
Orientador: Gerardo Silveira Viana Junior
Autores Principais: Catherine Furtado dos Santos, Lais Costa Rocha
Co-Autores: Leila Uchoa do Nascimento
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 16:00  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.005
Resumo:
PAISAGEM SONORA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA. O estudo das paisagens sonoras foi introduzido pelo educador F. Murray Schaffer, cuja preocupação residia na necessidade da Educação Musical do ser humano permitindo a compreensão da influência que recebemos dos sons que nos rodeiam. Nesse sentido, a presente pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo analisar a paisagem sonora de três escolas públicas de Fortaleza, buscando caracterizá-las a partir de seus aspectos de convergência. No período de março a junho de 2010, foi realizada pelos estudantes do PET do Curso de Ed. Musical da UFC, uma pesquisa empregando uma estratégia de observação participante, além de entrevistas semi–estruturadas com alunos e professores das escolas, bem como registros audiovisuais do espaço físico.O estudo de campo se voltou para a observação do espaço sonoro nos momentos mais significativos da utilização do local como, por exemplo, nos horários de aula e nos intervalos.O aporte teórico para esta pesquisa foi baseado em SCHAFER(1986) que desenvolve uma discussão voltada à percepção da paisagem sonora e de sua influência na formação musical e humana do indivíduo.Por meio da análise dos dados coletados, observamos que, principalmente nos intervalos, não há uma percepção consciente, por parte de estudantes e professores, dos ruídos que compõem o espaço escolar, que mostra uma sonoridade muito intensa e desordenada. No decorrer das aulas percebemos a interferência de sons emitidos por aparelhos eletrônicos e barulhos externos (trânsito e obras no entorno da escola) que causam efeitos prejudiciais ao seu aprendizado.A partir do entendimento da realidade encontrada, desenvolveremos um processo de conscientização dos usuários do espaço escolar sobre essas questões, contribuindo para uma revisão crítica da paisagem sonora das escolas pesquisadas, através de atividades de educação musical que envolverão professores e estudantes.