Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM LIBRAS

Área: Educação
Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza
Autor Principal: Rebeca de Sousa Barros
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 09:20  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.025
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo identificar quais competências e habilidades são desenvolvidas no curso de Bacharelado em Letras/Língua Brasileira de Sinais – Libras, de maneira que o intérprete educacional possa atuar em sala de aula, visando uma maior qualificação do seu trabalho. A pesquisa está sendo desenvolvida no ambiente de trabalho de cada sujeito, os quais são três estudantes do referido curso, porém já atuantes em diversos ambientes há anos. Nesta pesquisa qualitativa, os sujeitos fazem parte de um estudo de casos no Nível Médio, na Graduação e Pós-Graduação respectivamente. Para a coleta de dados, contamos como instrumento principal a realização de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio, para que o registro da fala real dos mesmos seja utilizada posteriormente na análise. Tendo como base teórica as contribuições de Vygotsky sobre linguagem e Perrenould sobre competências, além da legislação brasileira, bem como pesquisas a respeito da história da educação de surdos e do intérprete educacional pudemos identificar a singularidade desse profissional. Com isso, de acordo com o que obtivemos, os resultados preliminares apontam para a desmistificação de idéias equivocadas, como a de que o papel do intérprete de língua de sinais em sala de aula é o de tutorar os estudantes surdos e/ou auxiliar ou substituir o professor, ou seja, exercer atividade efetiva de docência. Percebemos, assim, que o mesmo deve manter a ética profissional, sua integridade no exercício de suas funções e as habilidades/competências no domínio das línguas em questão – o português e a Libras –, em vista da responsabilidade de sua interpretação como parte do processo de aprendizagem do surdo.