Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

Um Estudo do Processo de Certificações Fair Trade e Orgânica na Exportação das PMEs Agro-Industriais

Área: Administração, Ciências Contábeis e Turismo
Orientador: Jose Carlos Lazaro da Silva Filho
Autores Principais: Flavio Leandro Batista de Moura Cantalice, Carlos David Silveira Carvalho Barbosa Junior
Co-Autores: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Monica Abreu
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 15:20  Sala: 02  Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo
Identificação: 2.1.01.002
Resumo:
Este projeto teve como objetivo analisar bibliometricamente o desenvolvimento do conceito de Fair Trade na literatura internacional e nacional, identificando a emergência do tema e analisando possíveis barreiras do tema no contexto nacional. Para isto foram feitas duas pesquisa bibliométricas, uma na base Web of Science da ISI e outra nas publicações nacionais (anais e revistas). Percebemos, pelas nossas análises, que Fair Trade é um tema em grande crescimento devido ao seu caráter universal. Somente o ano de 2009 apresentou 80 trabalhos na área, e a expectativa é que continue aumentando em 2010. O objetivo principal desse trabalho é ajudar os pesquisadores que estiverem começando na área a terem um conhecimento de como ela se desenvolveu nos últimos anos no cenário internacional, como também os principais autores que publicaram na área e os trabalhos que mais foram citados, ou seja, os que têm mais renome. Além disso, com o índice m, o iniciante na área pode saber, como disse Banks (2008), quanto já foi feito na área do Fair Trade e o quão interessadas as pessoas estarão em um possível trabalho nessa área. Embora tenha se identificado o tema com emergente na literatura internacional, os autores perceberam uma defasagem considerável da abordagem do tema no Brasil. Esta defasagem na prática e nas abordagens teóricas pode ser melhor explicada quando utiliza-se a abordagem teórica emergente da ciência social francesa sobre qualidade e conveções para entender a coordenação das redes de agronegócios. No Brasil o comércio justo ainda se encontra inscipiente como uma convenção cívica (moral), sendo que os casos que estão se desenvolvendo estão uma utilizando já uma convenção de mercado, assimilando conceitos de redes alimentares de país.