Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

O LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE E/LE: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DO HIPERTEXTO

Área: Lingüística, Letras e Artes
Orientador: Livia Marcia Tiba Radis Baptista
Autor Principal: Raimundo Nonato Moura Furtado
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 11:20  Sala: 15  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.08.013
Resumo:
Introdução: Essa pesquisa apresenta parte de nosso trabalho de dissertação, em andamento, que sistematiza e integra as pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada, como parte integrante do Projeto “Letramento crítico e práticas discursivas situadas: impactos no ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira”, coordenado pela Profa. Dra. Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFC). Objetivos: Examinar o(s) níveis de letramento(s) dos sujeitos. Metodologia: O letramento é tido hoje como um fenômeno social complexo e heterogêneo conforme podemos constatar nas pesquisas de Barton (1994, 1993), Costa (2004, 2000), Heat (1986 a, 1983), Marcuschi (2001a, 2001b), Mello e Ribeiro (2004), Ribeiro (2003, 2002[1999]), Soares (2003, 2002[1998], 2002), Street (2001,1984), entre outros. Pretende-se, por meio de observação, questionários e entrevistas, investigar as práticas letradas (dominantes e vernaculares) os professores em formação, atuais alunos do curso semi-presencial de Letras Espanhol da UAB/UFC e as possíveis implicações disso para a aquisição dos letramentos e do letramento digital visto que esses demandam do sujeito aprendiz de Espanhol como Língua Estrangeira - E/LE o domínio de diversas formas de interação pela linguagem e diferentes abordagens do texto. Resultados: compreensão das múltiplas possibilidades do letramento digital na formação do professor de E/LE na modalidade de Educação a Distância. Conclusão: Esperamos que essa pesquisa contribua para a melhor compreensão dos problemas da nossa sociedade e, em especial, os relacionados às questões das práticas letradas e da formação de professores.