Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS WEB USANDO ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS PARA ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES E COMPILAÇÃO AUTOMÁTICA DE NOTAS E MÉDIAS

Área: Engenharias
Orientador: Joao Cesar Moura Mota
Autor Principal: Daniel Alencar Barros Tavares
Co-Autores: Allyson Bonetti França
José Marques Soares
João Cesar Moura Mota
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 11:00  Sala: 20  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.07.011
Resumo:
Diversas aplicações de apoio à educação vêm sendo continuamente implementadas para atender a demanda de milhares de instituições de ensino e de estudantes em todo o mundo. Assim como os sistemas comerciais em diversos contextos, os sistemas da área educacional podem ganhar maior sobrevida e alcançar maior grau de complementaridade quando apresentam características que permitam a integração com outras ferramentas. Atualmente, soluções tecnológicas para integração de plataformas heterogêneas se baseiam em Arquiteturas Orientadas a Serviços (Service Oriented Architecture – SOA) e, do ponto de vista tecnológico, os Web Services (WS) e suas adaptações vêm sendo amplamente empregados. Nesse trabalho, à luz da metodologia de integração proposta pela SOA e da tecnologia dos WS, explora-se a integração do Moodle, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) amplamente utilizado em todo o mundo, e do WWW Interactive Multipourpose Server (WIMS), uma ferramenta desenvolvida para dar suporte a avaliações interativas, capaz de rastrear informações relevantes sobre o comportamento do aluno durante a realização de exercícios. Para isso, são especificados os recursos e serviços que foram objetos da integração. Aborda-se o conceito de protocolo SOAP padronizado pela W3C e é apresentada a arquitetura de integração, contento a especificação dos serviços concebidos para tal, e os resultados de uma experimentação prática em sala de aula do sistema implantado em cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coloca-se em perspectiva, ainda, a valorização dos aspectos relacionados à contribuição que esta integração pode prover ao processo ensino-aprendizagem.