Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

O PERFIL DO ESTUDANTE DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS FORTALEZA

Área: Psicologia
Orientador: Jose Celio Freire
Autor Principal: Mariana Alves de Oliveira
Co-Autores: Ana Raquel Martins Diógenes Holanda
Janaílson Monteiro Clarindo
Mauro Michel El Khouri
Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira
Rebeca Carolinne Castro Gomes
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 14:40  Sala: 01  Local: Didático do CC - Bloco:951, Térreo
Identificação: 2.1.31.008
Resumo:
O Programa de Educação Tutorial (PET) de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou esta pesquisa de caráter predominantemente quantitativo no período de 2009.1 a 2010.2. O objetivo inicial do trabalho era estudar a adoção de psicoterapia por parte dos estudantes do Curso de Psicologia, Campus Fortaleza, mas os dados coletados nos permitiram uma análise para além do objetivo inicial e, por isso, resolvemos empregar os dados obtidos para traçar um perfil dos estudantes, de maneira que possamos ter uma noção das características e, ou, qualidade dos profissionais que estão sendo formados em nosso curso. Para tal, elaboramos um questionário com 06 questões fechadas, 05 da quais divididas em subitens, que foi aplicado durante o período letivo de 2010.1. As questões abordam temas relativamente amplos, que abrangem desde as experiências dos estudantes com a prática da psicoterapia/análise até suas preferências em relação a abordagens psicológicas específicas. Uma parte do questionário destinava-se exclusivamente aos estudantes que já haviam iniciado seus estágios obrigatórios. Com isso pudemos visualizar minimamente como está se dando a prática de alguns dos futuros profissionais de Psicologia e perceber com maior clareza qual é efetivamente o perfil dos psicólogos que estão sendo formados em nosso curso. Após a coleta e a análise dos dados, obtivemos resultados que nos possibilitam descrever quais as áreas da Psicologia estão sendo mais escolhidas pelos estudantes, quais abordagens psicológicas estão sendo mais adotadas como fundamentação teórica para a prática dos estagiários, qual é a porcentagem dos estudantes que já passou ou ainda passa por um processo terapêutico/analítico, quais as razões para aqueles que estão fora desse grupo não fazerem terapia/análise, dentre outros dados. Agradecemos à SESu-MEC pelo apoio financeiro ao Grupo PET e ao Departamento de Psicologia pelo apoio institucional..