Concursos de aplicações móveis são eventos nos quais equipes de desenvolvedores submetem aplicativos de software com o intuito de competirem entre si. Tais eventos são promovidos em sua grande maioria por grandes empresas ligadas à área de Telecomunicações e Computação Móvel. Os aplicativos submetidos costumam estar enquadrados em categorias ou temas definidos pela empresa organizadora do evento. Esses concursos de aplicações móveis impõem restrições de tempo ao desenvolvimento do aplicativo a ser submetido. Dessa forma, torna-se prioritário focar o processo numa rápida codificação de um protótipo funcional ao invés da produção de outros artefatos. Levando em consideração tais restrições, percebe-se que é necessário o uso de um modelo de processo que se adeque a essa realidade. Neste contexto, as metodologias ágeis são ferramentas bastante atrativas e ricas em boas práticas que reduzem a quantidade de artefatos produzidos pelo projeto, facilitando a implementação de protótipos funcionais parciais. Iniciar o desenvolvimento pelos requisitos mais importantes, reuniões diárias e proveitosas com todos os participantes do projeto, rápida adaptação a mudanças de requisitos e revisão constante das funcionalidades desenvolvidas são princípios das metodologias ágeis que levaram ao cumprimento dos requisitos temporais do desenvolvimento de uma aplicação móvel ecológica submetida a um concurso de aplicações móveis. Este trabalho teve como objetivo apresentar as boas práticas utilizadas no desenvolvimento de uma aplicação móvel submetida a um concurso ao mesmo tempo em que desenvolve um paralelo com os princípios das metodologias ágeis mais utilizadas no mercado de desenvolvimento de software. Apoio: FCPC.
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