Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE SOFTWARE EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Área: Educação
Orientador: Gerardo Silveira Viana Junior
Autor Principal: Rodolfo Ricardo de Carvalho Lira
Co-Autores: Daniel Furtado de Lima
Renan Barreto Rebouças
Bruno de Sousa Santos
Francisco Edivan Freitas
Ismael Angelo Paulino dos Santos
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 15:00  Sala: 11  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.017
Resumo:
O Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Midias e Educação Musical – GTEMMUS do Curso de Licenciatura em Educação Musical se preocupa com a acentuada aceleração da utilização da tecnologia no ensino de música, gerando a necessidade de se pensar os aspectos didáticos relacionados com a utilização dessa tecnologia. Esse trabalho faz parte da pesquisa do grupo e tem como objetivo identificar os princípios pedagógicos que norteiam a elaboração de softwares de educação musical. Nesse sentido, realizamos uma análise do software de treinamento auditivo PLAY IT BY EAR, tomando como referência os trabalhos de Carraher (1992) e Swanwick (1988). O software caracteriza-se por seguir uma proposta pedagógica instrucionista, baseada na teoria behaviourista de Skinner. As atividades utilizam assim uma estratégia de repetição, reforço a estímulos e instrução programada. Esse software segue o modelo mais comumente encontrado entre os programas para ensino de música, segundo Brandão (1986), que se baseiam em atividades do tipo exercício e prática (drill-and-practice). Dessa forma, observamos que o mesmo leva o estudante a uma automatização de suas respostas e que os erros cometidos durante o processo de aprendizagem são completamente desprezados. Além disso, a figura do professor é coadjuvante, podendo ser dispensada uma vez que todos os procedimentos estão automatizados. Essa abordagem pedagógica de ensino de Música despreza as recentes pesquisas da Pedagogia e da Psicologia da Música, que apontam para a necessidade de pensar um ensino musical baseado na construção do conhecimento, na aprendizagem colaborativa e na utilização de atividades de Apreciação, Composição e Execução. Dessa forma, esse estudo aponta para o desafio de se pensar novos modelos de software para Educação Musical, que não estejam restritos ao desenvolvimento de habilidades técnicas e instrumentais.